Olhem o que vem por aí 2

Apps podem revolucionar o crédito

Por Elizabeth Dwoskin – 03/12/2015

 

Um punhado de “startups” financiadas por investidores de risco do Vale do Silício quer revolucionar o crédito no mundo em desenvolvimento, onde bancos são escassos e muitos credores potenciais não têm histórico   de crédito.

A estratégia delas: Mostre­me seu smartphone e meu aplicativo descobrirá se você é bom  pagador.

Os smartphones podem reduzir drasticamente o custo dos empréstimos, dizem especialistas, porque seus aplicativos geram um grande volume de dados ­ textos, e­mails, coordenadas de GPS, postagens nas redes sociais, notas de compras no varejo e outros ­ que indicam milhares de características sutis de comportamento correlacionadas à probabilidade de que uma dívida será ou não paga.

No Quênia, a Branch.co oferece um aplicativo para Android que permite que os usuários solicitem um empréstimo  e recebam aprovação e acesso aos fundos imediatamente. Os empréstimos são de US$ 30, em média, o suficiente para um motorista de táxi encher o tanque ou para um vendedor estocar sua barraca de frutas. A Branch cobra juros entre 6% e 12% ao ano ­ baseando­se na confiabilidade do devedor ­ e os empréstimos são geralmente pagos entre três semanas e seis meses depois.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s